QUAL O MELHOR TECIDO PARA SOFÁS E CADEIRAS?
4 (80%) 3 votos
Dê seu voto!

QUAL O MELHOR TECIDO PARA SOFÁS E CADEIRAS?

Com certeza em algum momento de nossa vida vamos precisar comprar um sofá ou cadeiras não é mesmo? E para quem já possui um sofá e cadeiras em casa, e precisa de algumas dicas de qual o melhor tecido que se deve usar, o post de hoje é muito útil. Vou listar alguns tecidos mais usados no estofamento desses móveis e também dar algumas dicas de como conservar limpo por mais tempo seu sofá e cadeira, principalmente se você tiver crianças ou animais de estimação em casa.




A- SUEDE: SUEDE TRADICIONAL, SUEDE ANIMALE E SUEDE AMASSADO:

O primeiro tecido que vou falar um pouco é o tecido suede, ele possui várias versões de tecidos: o suede tradicional, o suede animale e o suede amassado. Ele é muito usado em cadeiras, sofás, poltronas, baús, cabeceiras… é um tecido de baixo custo e bem comum no estofamento de móveis, ele é durável e possui um aspecto meio aveludado pode-se dizer assim. Seu uso é bastante comum no dia-a-dia, é fácil de limpar, e é ótimo para regiões frias, pois trata-se de um tecido mais quentinho. O suede tradicional é um tecido liso, o suede animale possui alguns detalhes como se fossem pelos de animal, e o suede amassado é o tradicional porém bem amassadinho para trazer um aspecto mais despojado.

 

                                                                        TECIDO SUEDE TRADICIONAL

 

                                                                          TECIDO SUEDE AMASSADO
                                                                     TECIDO SUEDE ANIMALE




B- VELUDO:

O tecido veludo é recomendando mais para cadeiras do que para estofados, pois é um tecido mais delicado para cuidar, além de ser extremamente confortável, possui um toque aveludado, alguns veludos possuem brilho em sua confecção, outros possuem apenas um aspecto ”molhado”pode-se assim dizer. Para estofados recomendo apenas se for para sala de estar, caso seja para sala de tv ou uma área com bastante fluxo de pessoas, não é um tecido muito recomendado, além de ser bem quente e difícil de manutenção.

                                                                     TECIDO VELUDO TRADICIONAL

 

                                                                                                           TECIDO VELUDO MOLHADO

C- LINHO:

Um tecido com certeza que recomendo tanto para sofás quanto para cadeiras é o linho, ele está super em alta no mundo da estofaria, pois é um tecido de fácil cuidado e acesso. O tecido linho mais encontrado no setor é o misto, pois possui um custo baixo e é extremamente durável. Possui um aspecto mais rústico e versátil, é um tecido que ao toque ele é mais grosseiro pode-se assim dizer, é recomendado para qualquer ambiente, além de ser extremamente chique e moderno.

                                                                         TECIDO LINHO EM VÁRIOS TONS
                                                                   TECIDO LINHO CRU TRADICIONAL



D- FACTO E CORINO:

Se você é adepto a tecidos mais práticos do dia-a-dia sem dúvidas uma recomendação muito boa é o tecido facto ou corino, pois é de fácil limpeza, necessitando apenas de um pano úmido para sua manutenção. Porém são tecidos que possuem uma ”fama”de não ser muito durável, não sei dizer se é verdade ou mito, acredito que isso dependa muito da qualidade e serviço do estofador e fábrica contratada. O corino é o tradicional corvim que conhecemos, ele possui um aspecto mais duro e com algumas ”ruguinhas”ou riscos em sua superfície. O facto já é uma novidade entre os designers de interiores, ele é mais durável e consequentemente possui um custo um pouco mais elevado que o corino, seu aspecto é liso como um tecido, mais com o toque mais duro de um corino, ele também possui um leve brilho em sua composição. Ambos são tecidos que recomendo de olhos fechados para a confecção do seu sofá, poltrona, cadeira, cabeceira ou baú.

                                                                                       TECIDO FACTO EM VÁRIOS TONS
                                                                        TECIDO CORINO EM VÁRIOS TONS

Lembrando que todos os tecidos que listei acima, tirando apenas o facto e corino, podem ser impermeabilizados. A impermeabilização é um processo muito simples de selar o estofamento, ou seja, você contrata uma empresa que possui esse serviço, eles vão ate o local e impermeabilizam seu móvel. Essa selagem é feita com um produto à base d’ agua, onde qualquer bebida ou sujeira que cair no estofado, essa impermeabilização não deixa o produto penetrar no tecido. Possui um custo x beneficio excelente, principalmente para quem tem crianças e animais de estimação em casa. Existem alguns produtos no mercado que voce mesmo pode fazer a impermeabilização em casa, por conta própria, sem a ajuda de uma equipe profissional, porém não é uma técnica que eu recomendo, pois você pode danificar o tecido do seu móvel.

VEJA O RESULTADO DA IMPERMEABILIZAÇÃO:

                                                          




E esse foi o nosso post de hoje, tenho certeza que esse artigo em algum momento da sua vida vai ser muito útil, pois quem nunca se perguntou, qual o melhor tecido para sofás e cadeiras? Esses foram apenas alguns dos tecidos que existem no mercado, além desses existe uma infinidade de tipos de tecidos e cores a serem escolhidas, fique atento na compra ou reforma de suas cadeiras e sofá, essas dicas valem também para poltronas, namoradeiras, cabeceiras e baús.

QUAL O MELHOR TECIDO PARA SOFÁS E CADEIRAS?
4 (80%) 3 votos
Dê seu voto!

6 comentário em “QUAL O MELHOR TECIDO PARA SOFÁS E CADEIRAS?

    1. Olá Cristiane, tudo bem? O facto é um tecido versátil, ele é muito parecido com o corino tradicional que conhecemos porém com o toque liso e moderno. Acredito que em um sofá grande fique bom sim, ele é confortável e fácil de limpar. Quanto aos gatos, isso é relativo, depende muito dos gatos kkkkk eu tenho uma poltrona em facto e meu gato não sobe, porém conheço gatos que são bem traquinas rs. Espero ter ajudado! Beijão

  1. Oi boa tarde. Adorei as dicas para revestimento de cadeiras. Estou com 4 mostruário comigo e sinceramente não sei o que escolher. Gostei da dica do linho. Mas e na sua opinião: Jacqurad, poliéster, tem uns floridos de jacquard. Qual escolho?

    1. Oi Carla, tudo bem? Fico feliz que gostou das dicas! Na minha opinião você precisa ver o que combina mais com teu ambiente, se ele tiver muitos toques coloridos, invista em um tecido mais neutro, mas se teu ambiente está mais clean, eu com certeza colocaria um jacquard floral, além de chique, vai deixar a sua casa com bastante ”vida”! Espero ter ajudado, Beijão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *