QUAL A DIFERENÇA DE CAPITONÊ E BOTONÊ?
Dê uma nota a este post

QUAL A DIFERENÇA DE CAPITONÊ E BOTONÊ?

Embora as técnicas sejam bem parecidas, o capitonê e botonê possuem uma diferença visualmente e tecnicamente falando, sei que muitos se perguntam qual a real diferença entre eles, e como escolher a melhor peça para o espaço que vamos decorar. Ambas são extremamente lindas e duráveis, e com certeza é algo que vale o investimento.

CAPITONÊ: O Capitonê surgiu em 1840 na Inglaterra com o Sofá Chesterfield criado por um Conde, é aquele sofá mega famoso no mundo dos designers, todos conhecemos não é mesmo?  Além de ser uma técnica muito delicada e cuidadosa, o capitonê veio para nos mostrar a grandiosidade de um trabalho manual que é valorizado até hoje.

                               Sofá Chesterfield

O capitonê é uma técnica que consiste em dividir o estofamento em pontos que são aprofundados no estofado com o uso de cordões ou fios grossos, ao fazer esse afundamento na peça criamos forma geométricas que podem ser quadrados, losangos ou retângulos e finalizamos prendendo com botões. O formato e a distância em que são colocados os botões definem o desenho. É um trabalho delicado e cauteloso, é extremamente importante o trabalho ser executado de maneira certa, para que a peça ganhe beleza e valor, o tecido também é uma escolha importante para a vida útil do produto;

Abaixo vou deixar algumas peças confeccionadas em capitonê para que você se inspire:

Cadeira 3D Flórida 3196:

Conjunto Vitoriana da Lang Móveis:

Poltrona Cadeira com Braço Deccor Design 2002 Giratória:

Recamier Bom Lar Luis XV 369:

Cadeira Majestade 20044 Macrosul: 

Poltrona Cadeira com Braço Lang Medalhão:

BOTONÊ: O Botonê é uma técnica mais simples que o capitonê que acabamos de citar, ele é um efeito decorativo dado a uma peça com um ou mais botões, e não precisa cobrir toda a superfície. O afundamento, quando existe é mais superficial. É muito comum usar o botonê junto com detalhes em costura na mobília.

Cadeira Guine 6029 Diplomata:

Banqueta Elegance 7808 Diplomata:

Cadeira Zafira 10350 Ferrati:

 

É muito comum confundir as duas ténicas, mais tanto o capitonê quanto o botonê ficam elegantes e charmosos na decoração!

QUAL A DIFERENÇA DE CAPITONÊ E BOTONÊ?
Dê uma nota a este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *