QUAL A DIFERENÇA DO LAMINADO MADEIRA E DA MADEIRA MACIÇA?
5 (100%) 8 votos
Dê seu voto!

QUAL A DIFERENÇA DO LAMINADO MADEIRA E DA MADEIRA MACIÇA?

Qual a diferença do laminado madeira e da madeira maciça? No post de hoje iremos tirar as dúvidas desses materiais usados na fabricação de móveis, assim na hora de adquirir um móvel novo para sua casa, você estará antenado e escolherá aquele que que se encaixa mais no seu ambiente. A madeira ou o tom de madeira está sendo muito utilizado na decoração de ambientes, ela traz charme e elegância para os cômodos, o “calor” da madeira é aconchegante e traz modernidade quando colocado da forma correta.

Uma forma muito comum de usar laminado madeira ou madeira maciça é nos revestimentos de paredes e pisos, as duas formas são muito usadas nos acabamentos de casas e apartamentos, e a cada dia mais aparece nos projetos dos arquitetos e designs de interiores. Também é usada na fabricação de moveis e acessórios. Veja abaixo a diferença dos materiais:

A madeira maciça nada mais é do que madeira lapidada. A árvore é cortada em tábuas, dando o acabamento necessário e construindo o móvel, revestimento ou acessório. É um produto feito em madeira pura.

Já o laminado madeira tem um processo mais complexo em sua composição, vou explicar aqui o processo usado na fabricação de móveis. Nos pisos e revestimentos o processo é diferente e explicarei em um post futuro.


Vamos lá, a base da produção do laminado madeira é o MDF ou MDP, que são produtos industriais;
MDF (Medium Density Fiberboard), em português, Placa de Fibra de Média Densidade. É um painel de madeira reconstituída, produzido por meio da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e aditivos. As placas de madeira são coladas umas sobre as outras com resina, e fixadas através de pressão.
MDP (Medium Density Particleboard) é um painel de aglomerado constituído de partículas de madeira aglutinadas entre si – com resinas ureicas, principalmente – mediante a ação de temperatura e alta pressão.

Primeiro corta-se uma chapa de MDF ou MDP, e sobreposto a esta chapa é colado uma lamina de madeira (uma chapa fina de madeira maciça) dos dois lados, ou seja na frente e atrás da chapa de MDF ou MDP. Após feito isso é dado o acabamento final com verniz ou laca.

Veja a foto abaixo para exemplificar melhor este processo:

 

 

  1. Acabamento em Verniz ou Laca
  2. Lamina de Madeira Maciça
  3. Chapa de MDF ou MDP
  4. Lamina de Madeira Maciça

Agora que você já sabe a diferença do laminado madeira e da madeira maciça, com certeza você fará as escolhas mais corretas na hora de adquirir móveis decorativos com durabilidade e qualidade que você merece! Lembre-se sempre a madeira quando usada de forma correta traz aconchego e modernidade para o ambiente colocado!

QUAL A DIFERENÇA DO LAMINADO MADEIRA E DA MADEIRA MACIÇA?
5 (100%) 8 votos
Dê seu voto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *